"Você já se perguntou qual o significado da logo da Apple - uma simples "maçã" mordida? Existem inúmeras teorias/versões buscando significados complexos há quase 35 anos. Essas versões acompanham o desenvolvimento da marca e se depender apenas da imaginação dos fãs, serão necessários mais 30 anos pra escutarmos novas histórias!
Evolução do logo da Apple! |
Rob Janoff é o designer responsável pela criação de uma dos logos mais famosos da atualidade. Em sua entrevista ao site Creative Bits ele fala dos mitos a respeito do logo e da sua verdade por trás de tanta especulação. Para ler a entrevista completa (em inglês), clique aqui.
A primeira logo criada por ele, em 1977, tinha umas listras com as cores do arco-íris em ordem aleatória. Rob explica que optou por essas listas coloridas tanto por ter influência no estilo hippie dos anos 70 como também na época a empresa lançou o Apple II (primeiro computador pessoal com monitor capaz de reproduzir as cores).
O modelo Apple II e a cara que a maioria faz quando vê esse caixote, que oferecia uma tecnologia super avançada na época: monitor capaz de reproduzir cores! |
Com relação à mordida na maça, Rob Janoff intitula as especulações de lenda urbana e não teme ao dizer que a grande maioria delas são bem mais interessantes do que a história real!!! As correlações variam desde: a mordida no fruto proibido de Adão e Eva - fruto vindo da arvore da ciência, passando pela maçã de Isaac Newton - um marco histórico para o entendimento da gravidade, depois por uma analogia do termo byte da computação, e por último uma interessante e bem menos conhecida de que o logo era uma homenagem ao britânico considerado o "pai dos computadores": Alan Turing, o qual era homossexual e cometeu suicídio após ser condenado a um longo tempo de prisão. As listras coloridas seriam uma homenagem a bandeira gay, e ainda atrelado ao fato do suicído, Alan tirou sua própria vida com cyanide laced apple... Quanta imaginação!
Contudo, Rob não se esquiva ao afirmar a verdadeira inspiração da logo: ele resolveu fazer a mordida por questão de "escala", para as pessoas não confundirem a maçã com uma cereja. Ele ainda pensou que uma maçã mordida é algo corriqueiro, do cotidiano de todos nós, algo que grande parte da população se familiarizasse - assim como os produtos da Apple são hoje em dia.
Independente do motivo real da criação da logo, a Apple hoje atinge uma grande legião de fãs que continuam a conspirar a respeito da magia e encanto que a marca vem agregando cada vez mais ao cotidiano da população com todos seus produtos visionários e inovadores.
Eu sou um fã de carteirinha, e você?!"
Post criado por Marcelo Nobre (Mamah)
E aí, o que acharam do nosso post de estréia da tag Doses de Colaboração? Incrível saber que nada é em vão, que para tudo tem uma explicação e eu adoro saber como surgiram os logos mais famosos da atualidade! Detalhe: se você gostou do post, vale a pena ler a entrevista completa.
Obrigada pela participação Mamah, nosso amigo querido que entende tudo de tecnologia e principalmente de iPhones, iPods, iPads, iMacs... Espero por mais colaborações!!!
O Mini Dose agradece!
SHOW!!! Espero q tenham gostado.. e mais uma vez.. obrigado Camila!
ResponderExcluirso falta mais gente comentar por aqui.. ehehe nao so nesse post, no geral!
Obrigada você, Mamah! Recorde de acessos no blog! Já estou esperando a próxima colaboração! Beijos grande!
Excluirrecorde? serio? eheheh.. ja tenho outro em mente. E vem ca.. tu é diretora de marketing/web creator da HEDGE tb ? ehehe parabens pelo blog!!
ResponderExcluir